Rua Major Sertório 205, conj 302, Vila Buarque, São Paulo / Brasil - tel. +55 11 3227-1925 - info@fazemosarquitetura.com.br

1000 CASAS SÃO 1000 FAMILIAS , TUCURUI, PARÁ, BRASIL, 2010-2013.

Project Description

1000 casas são 1000 familias  , tucurui, pará, brasil, 2010-2013
[cliente privado]

Desde o inicio da construção da usina aos pés da represa do rio Tocantins em 1974, a cidade de Tucurui sofreu uma profunda transformação que continua viva até hoje.
Após a inauguração em 1984, a população foi ficando no território de uma forma descontrolada e os assentamentos ribeirinhos e a autoconstrução marcaram as diretrizes do crescimento geográfico da cidade.

Hoje, com algo mais de 100.000 habitantes, a estratégia municipal aposta pela recuperação dos limites da represa e o re-alojamento dos moradores, promovendo a criação de novos núcleos residenciais ao longo do cinto de crescimento desenhado pelo Plano Diretor.
É aqui que surge esta malha na paisagem.
Umas mil famílias abandonarão essas realidades mais deterioradas e com grande esforço e a ajuda do Estado Federal, poderão ter acesso a uma nova realidade caracterizada pela presença notável das infra-estruturas, com uma rede de esgoto bem desenhada, uma estação de tratamentos de águas e até núcleos de reciclagem.

Baseada na pre-fabricação, toda a construção do conjunto aposta por uma obra rápida capaz de adaptar-se às mudanças climáticas e às diferenças de chuva ao longo das estações.
Os mesmos sistemas construtivos resolverão os equipamentos que ocupam o centro da malha.
Duas quadras vizinhas foram ai localizadas para servir a todos os moradores deste núcleo residencial, alojando comercio de primeira necessidade e espaço público dedicado ao esporte e o lazer.

Back to Top