Rua Major Sertório 205, conj 302, Vila Buarque, São Paulo / Brasil - tel. +55 11 3227-1925 - info@fazemosarquitetura.com.br

PAÇO MUNICIPAL , VÁRZEA PAULISTA, SÃO PAULO, BRASIL, 2012.

Project Description

paço municipal , várzea paulista, são paulo, brasil, 2012
[com Isabel Martinez Abascal e Pedro Paredes]

Localizado na fronteira espacial entre diferentes geografias, percepções e velocidades, o novo Paço Municipal  veio a insertar-se no intermédio entre todas elas para estabelecer as bases de uma nova estratégia socioambiental:  um novo diálogo entre os homens e o seu território, uma nova espacialidade para o cidadão e a sua cidade.

 Próximo às estelas de luz dos carros e ao barulho do trem, vizinho ao frescor das águas do Jundiai e das sombras das suas árvores, um novo sistema construído se ergue neste complexo lugar de encontros, para funcionar como um observatório  do território, da sociedade e do tempo- e atuar simultânea e transversalmente como um  motivador de vivências, um instrumento coletivo e como um cronograma de relações.
Observando essa porção de presente que se construiu no passado,  a maquinaria municipal aceita agora um novo desafio para o futuro: trabalhar como um verdadeiro artefato ambiental.

Ancorado no Sistema de Espaços Verdes promovido atualmente pelo município da Várzea Paulista, o conjunto de edificações responde à uma organização com três escalas de ação que se transformam em três centralidades interligadas:  uma conexão geográfica – a praça da estação, uma conexão municipal – a praça da cidade e uma conexão social – a praça da cultura.
O jogo de vazios e cheios confirma a atitude dialética deste novo conjunto que pretende estabelecer a estrutura de uma nova prática do espaço público: essa estreita relação entre o cidadão e o seu Contexto.

Back to Top