Rua Major Sertório 205, conj 302, Vila Buarque, São Paulo / Brasil - tel. +55 11 3227-1925 - info@fazemosarquitetura.com.br

EXPOSIÇÃO CONVERSAS DE GRACILIANO RAMOS, MIS, SÃO PAULO, 2014.

Project Description

exposição Conversas de Graciliano Ramos, MIS, são paulo, brasil, 2014

[com Selma Caetano]

 

Respondendo as diretrizes marcadas pela curadora Selma Caetano e adaptando a dialéticapúblico-informação às condições espaciais onde foi instalada, a exposição “Conversas de Graciliano Ramos” foi organizada segundo uma estrutura bem clara: um recinto e um vazio no seu interior.

A dinâmica espacial dobrada e carregada de informação (imagens, vídeos, textos, facsimeis, etc.) foi ativada como percurso com a presença do véu branco e curvo que, desenhando o movimento do espetador por todo o espaço, acolheu o mundo privado do escritor que foi tema central desta instalação comunicativa.

Da mesma maneira que a escrita do Graciliano Ramos era e é verdadeira, toda a materialidade do espaço foi entendida como um exercício de verdades tangíveis: o plástico do pavimento representou a plasticidade do próprio material; a madeira mostrou a sua “madereidade”; a superfície de pano, a sua “textilidade”.

Um cenário para convidar o público a tocar de novo a realidade com a leitura e as suas próprias sensações. Um caleidoscópio espacial.

Project Details

  • Date 1 February, 2016
  • Tags Interiores

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Back to Top