Rua Major Sertório 205, conj 302, Vila Buarque, São Paulo / Brasil - tel. +55 11 3227-1925 - info@fazemosarquitetura.com.br

EXPOSIÇÃO O CRONISTA GRACILIANO NO RIO DE JANEIRO, SESC, RIO DE JANEIRO, 2015.

Project Description

exposição o cronista Graciliano no Rio de Janeiro, SESC, rio de janeiro, brasil, 2015

[com Selma Caetano]

Com motivo do 450 aniversário da cidade de Rio de Janeiro, o casarão do Flamengo foi reaberto depois de 15 anos de inatividade, com uma nova exposição sobre as crônicas que escreveu Graciliano Ramos durante os seus “anos cariocas”.

Tratando-se de um edifício “art nouveau” tombado onde cada interior era um retrato das artes aplicadas da sua época, a estratégia expositiva devia afastar-se do tradicional esquema parede-quadro pendurado e seguir as diretrizes da curadoria.

Dessa maneira foi criada uma família de objetos que, entrelaçados ao longo dos diferentes espaços internos do casarão, desenharama narrativa de dialogo com o público pretendida e, ao mesmo tempo, ofereceram uma profunda reinterpretação de cada interior com sua estranha presença.

Um cenário único que só precisava de novas peças para por seu motor em funcionamento de novo em presença do público. Uma ação quase invisível.

Back to Top