Rua Major Sertório 205, conj 302, Vila Buarque, São Paulo / Brasil - tel. +55 11 3227-1925 - info@fazemosarquitetura.com.br

INDAIATUBA, SÃO PAULO, BRASIL, 2014.

Project Description

indaiatuba , são paulo, brasil, 2014
[com Betina Lorenzetti, escritório EBA]

Resultado de um concurso privado para a urbanização da antiga Hípica Helvetia, localizada a meio caminho entre o aeroporto de Viracopos e a cidade de Campinas, esta proposta reorganizou o território a partir de um mix de usos sociais e o engajamento direto de diferentes sistemas de produção ambiental.

É promovida uma nova polaridade onde não chegam as infra-estruturas nem o transporte público, a fim de satisfazer as necessidades dos futuros moradores e clientes.

Desta maneira as peças obrigatórias que devia alojar este plano (hotel, habitação unifamiliar e área de jardins e lazer), dão as boas-vindas a uma escola de ensino básico e secundário e cedem seu território para uma nova área esportiva e uma grande horta comunitária.

Como contraste, uma peça construída de grande escala protege todo o conjunto do barulho da via de comunicação que alimenta este novo conjunto urbano e ao mesmo tempo nutre de serviços este ponto distante do centro urbano.

Um jardim entrelaçado entre diferentes usos e propriedades aloja um complexo e eficaz sistema ambiental cuja tecnologia pretendeu sempre compensar e diminuir o impacto ambiental desta manobra de transformação da geografia urbana de Campinas.

Back to Top