Rua Major Sertório 205, conj 302, Vila Buarque, São Paulo / Brasil - tel. +55 11 3227-1925 - info@fazemosarquitetura.com.br

MOTIVA BRAGANÇA, BRAGANÇA PAULISTA, SÃO PAULO, BRASIL, 2015.

Project Description

motiva bragança, bragança paulista , são paulo, brasil, 2014
[com Manuela Eichner]

MOTIVAbragança é uma iniciativa cultural destinada a promover novos encontros e dialéticas na geografia da cidade. O objetivo principal desta proposta interdisciplinar é a construção da memória ambiental  desta realidade que experimentamos entre o passado aprendido,  o presente observado e o futuro desejado.

Desde o interior desta paisagem heterogênea, campo de forças onde os cidadãos desenvolvem o seu cotidiano a partir de uma série de cenários interligados em diferentes planos vivenciais, esta ação transversal  pretende motivar novas relações entre todos eles, fomentando a regeneração deste Entorno habitado desde a sua totalidade, ou seja,  tanto no plano físico -urbano, topográfico e ambiental- como no plano  mental -sensível, ideológico e onírico.

De uma maneira ambiciosa, esta estratégia transversal, pretende descobrir novos âmbitos onde promover novas relações entre os cidadãos e a sua cidade e entre os próprios cidadãos, capazes de ser capturados e armazenados coletivamente na retina visual compartilhada.

Convidando todos eles a conectar-se com a sua realidade através da observação, a interpretação e a representação dos lugares que habitam, deseja poder revelar o retrato deste Lugar-em-continua-transformação a partir do universo visual que o regenera com o exercício da sua experiência.

Entendendo que todos somos imagens e que hoje mais do que nunca, os cidadãos funcionam como fotógrafos -que capturam coletivamente e em detalhe todos esses acontecimentos que definem a cidade como um mapa de eventos interligados- esta proposta pretende aproveitar este basto e diverso imaginário multifocal para provocar novas leituras entre todas as “figuras” que serão produzidas ao longo desta ação, além do seu próprio significado como representações duma vivencia isolada o imagem individual.

Back to Top